CENTRAL DE ATENDIMENTO 47 3212-7399 | DE SEG. À QUI DAS 7h30 ÀS 17h | SEX DAS 7h30 ÀS 16h

Arquitetura naturalista:como aplicar a técnica no seu ambiente?

04 de Março de 2021
<b>Arquitetura naturalista:</b>como aplicar a técnica no seu ambiente?
Arquitetura naturalista: como aplicar a técnica no seu ambiente?

Com a ascensão das novas formas de trabalho, como o home office, a forma como lidamos com o lar passou por transformações. Mais do que nunca, nossa casa precisa agregar conforto e qualidade de vida. Nesse novo mundo, muitas técnicas e conceitos de arquitetura estão se popularizando. É o caso da arquitetura naturalista.
Também você já tenha ouvido falar desse conceito, mas nesse post criado em parceria com a imobiliária Zona Rural Imóveis, além de explicar melhor o que é a arquitetura naturalista, vamos te dar dicas de como aplicá-lo em seu ambiente. Confira e fique por dentro!

O surgimento da arquitetura naturalista
Durante a revolução industrial, milhares de pessoas migraram das áreas rurais para os centros urbanos, neste processo, houve a expansão do concreto e havia pouco cuidado em relação à integração de casas, indústrias e comércio, com a natureza.
Aos poucos, no entanto, começou-se a perceber a falta que a natureza fazia para a vida das pessoas. E foi com o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright que surgiu o conceito de arquitetura naturalista, ou arquitetura orgânica. 
Basicamente, na arquitetura naturalista a proposta é que a construção seja integrada aos elementos naturais ao seu redor. O respeito à natureza e o uso consciente de recursos também faz parte de projetos com este conceito.
Um exemplo de construções neste estilo são as do próprio Wright, que já no início dos anos 1990 criou em Chicago as Prairie Houses. Estas casas tinham sua estética e estrutura desenvolvidas para que pudessem se integrar ao espaço em que foram construídas.

Usando a arquitetura naturalista na sua casa
A gente sabe que construir uma casa do zero não é a opção da maioria das pessoas – e muitas vezes nem uma reforma está nos planos. Neste caso, dá para usar a arquitetura naturalista. A resposta é sim!
Basta, para isso, trazer o conceito para a sua rotina. Baseando-se na proposta central da arquitetura naturalista ou orgânica, é possível dar uma nova cara aos ambientes. 

Veja algumas dicas:
                - Inclua plantas – de preferência muitas! – nos seus ambientes. Decorar a sala com aquela super samambaia é uma boa ideia, na sacada ou no jardim, uma trepadeira crescendo à vontade também dá um charme e tanto para o espaço.
                - Outros elementos naturais também são decorativos. Pedra e madeira dão um toque único aos espaços, então invista em móveis e artigos de decoração com estes materiais. 
                - Algumas mudanças na própria estrutura da casa ajudam na construção de um conceito naturalista. Quando falamos em ralo, por exemplo, peças que não interferem na continuidade do decor, como o modelo Smart e o Square dão um charme e tanto. As tampas em inox também relembram elementos da arquitetura naturalista, como a pedra e o ferro.
Ah, e vale lembrar! Espaço reduzido não é impeditivo para torná-lo mais agradável. Uma planta aqui e ali vai deixar o seu dia muito mais leve.

Cores na decoração: veja como combinar

Saiba agora como escolher e combinar as melhores cores
05 de Abril de 2024

Ralos em metais pretos: como utilizar na decoração

Dicas para deixar seus ambientes muito mais equilibrados e elegantes
05 de Março de 2024

Dicas para criar ou reformar área gourmet: veja como arrasar

4 dicas para quem criar ou reformar sua área gourmet
09 de Fevereiro de 2024
Fique por dentro
de todas as novidades
que a RaloLinear traz
para você.
Assine nossa newsletter
Preenchendo o seu e-mail