A saída do Ralo Linear Seco na base é vertical (com excessão ao modelo Smart). Para a instalação do Ralo, a medida da altura do tubo (saída de água) + o joelho de 90º é de aproximadamente 9 cm. Se não é possível cortar a laje para que a tubulação passe, nossa sugestão é que se levante o piso do box fazendo um degrau. A tubulação passará por esse espaço elevado no piso, funcionando como um “piso-box”. Esse ralo pode ser ligado a uma caixa sifonada já existente no banheiro. Confira abaixo o manual de instalação:

Manual Box Elevado

O ralo pode se estender por toda a parede do box, como também não. O Ralo Linear Master Line é fabricado desde 60 cm até 200 cm, sempre escalonado de 10 em 10 cm e o Ralo Linear Royal Line nas medidas 80, 90 e 100 cm. Se a extensão do box for por exemplo 95 cm, não há problema algum em usar o ralo de 90 cm e completar o restante com o próprio piso. Pode-se centralizar o ralo, deixando a mesma sobra dos dois lados, ou instalá-lo todo de um lado só. Fica igualmente bonito. Verifique as opções de instalação no arquivo PDF:

Forma de Colocação do Ralo Linear

Sim. Por questões estéticas, o ideal é que o Ralo Linear seja instalado junto à parede. Porém, nada impede seu uso afastado da parede; nesse caso, deve-se fazer duas quedas no piso, em direção ao ralo.

De fato, o Ralo Linear possui abas de todos os lados, sobre as quais o piso e o revestimento da parede são assentados. Para que o piso, quando assentado, nivele com a tampa do ralo, não pode ultrapassar 1 cm de espessura, que é a altura da tampa para cima da aba do ralo. Se o piso escolhido tiver mais de 1 cm de espessura, como um mármore, por exemplo, é só fazer um chanfro no piso, um “dente” nos pisos que vão ficar encostados no ralo, sobre as abas. Assim, eles ficarão no mesmo nível da tampa. Outra opção é passar um fio de corte, no sentido longitudinal, na espessura do piso, isto é, se a espessura é de 2 cm, faz-se um risco, dividindo-se a espessura do piso ao meio, em 1 cm, e passa-se um fio de corte (com o disco da Makita®). Nesse meio, aplica-se o silicone e encaixa-se a aba do Ralo Linear, em formato “sanduíche”. Então, o piso e a tampa do Ralo Linear ficarão no mesmo nível. Se o piso, ao contrário, for mais fino, como pastilhas de vidro, por exemplo, basta engrossar a argamassa a fim de que o piso nivele com a tampa do ralo. Para saber mais, verifique o arquivo PDF:

Manual de Instalação do Ralo Linear com Mármores e Gramitos

Não. O Ralo Linear já foi desenvolvido para evitar o corte no contra piso. A altura máxima do Ralo Linear são 2 cm.

Não. A calha do Ralo Linear já possui um desnível. A água flui naturalmente para o lado da saída, pois um lado da calha é mais fundo que o outro.

A maior incidência de vazamentos e infiltrações nos banheiros ocorre na área da caixa sifonada; o rejunte colocado entre o piso e o ralo (de plástico ou metal) tem diferente dilatação do próprio ralo, podendo assim haver o surgimento de fissuras que levam às infiltrações. As abas do Ralo Linear que ficam sob os pisos e revestimentos, isoladas com silicone, eliminam esse possível problema oferecendo segurança total contra infiltrações.

Não. O aço inox do Ralo Linear é o aço 304, o mesmo usado nas pias de cozinha. A resistência é total em relação aos produtos usados no banho, como xampus e condicionadores. O que não se deve usar na limpeza da tampa são buchas ou outros materiais abrasivos, como palhas de aço.

O Ralo Linear é fabricado inteiramente em aço inox 304, material altamente resistente à corrosão e de muito fácil manutenção. Nossa tampa é lisa, proporcionando além de discrição e beleza, higiene e facilidade de limpeza. Por não possuir furos, gretas ou rugosidades que acumulam a gordura do corpo e sujeira, a tampa pode ser facilmente limpa com um pano macio com sabão ou detergente neutro e água morna. Com essa rotina de limpeza, o aço manterá sua boa aparência e higiene. A tampa do Ralo Linear também pode ser facilmente removida na vertical, para eventual limpeza da calha do ralo. Para saber mais verifique o PDF:

Limpeza do Ralo Linear

É a melhor opção. Para ambientes onde são exigidas condições higiênicas rigorosas, como cozinhas industriais, hospitais, padarias etc., o Ralo Linear resolve vários problemas. A tampa do Ralo Linear é lisa e pelas frestas entre a tampa e a calha só passa a água. Assim, a proteção contra o acesso de insetos é total. O aço inox também possui baixo índice de retenção de partículas, evitando a contaminação. O ralo também tem fácil manutenção e limpeza muito simples. Para áreas que precisam ser desinfetadas e esterilizadas, podem ser usados para a limpeza do ralo, detergentes, soluções alcalinas, solventes orgânicos, compostos de iodo e ácido nítrico. O ácido nítrico, mesmo em baixas concentrações, tem uma potente ação bactericida.

Hipocloritos podem liberar cloro, que ataca o aço inox. Se essa substância for utilizada com o aço inox, a duração do tratamento deve ser mínima e seguida de bastante enxágüe com água.

É simples: objetos grandes como brincos ou anéis nem passarão para dentro do ralo, uma vez que os 3 mm de fresta dos lados do Ralo Linear só deixam passar a água. Fios de cabelo e pedaços de sabonete, que eventualmente passem pelas frestas do Ralo Linear, e que são o tipo de sujeira comum nas caixas sifonadas, ficarão retidos na calha do Ralo Linear, pois ele possui um dispositivo que impede que a sujeira entre na caixa. Esporadicamente, a tampa do Ralo Linear pode ser removida e é feita a limpeza da calha. Não há a necessidade do acesso direto à caixa sifonada. Entretanto, no modelo Ralo Linear Acoplável à Caixa Sifonada, se ainda houver a necessidade remota de se limpar o interior da caixa sifonada, pode-se usar um aspirador de água. Para saber mais, verifique o arquivo em PDF:

Limpeza do Ralo Linear

A água deve fluir tranquilamente pelas frestas do Ralo Linear para a calha e, dela, para a saída da água. O desenho do Ralo Linear possibilita a perfeita vazão da água, não havendo a chance de transbordamento ou lentidão. Assim, se a água demora a sair ou retorna pela tampa, faça o teste: retire a tampa do Ralo Linear e observe; se a água ainda está retornando ou fluindo lentamente, o problema não é a tampa ou a calha do Ralo Linear. Verifique se não há sujeira, como entulho e restos de construção, na tubulação. Se a tubulação está entupida, a água retornará por qualquer tipo de ralo.

Outro problema que pode acarretar lentidão na vazão da água no Ralo Linear é a instalação inadequada do produto. Por exemplo, se o piso for instalado erroneamente sob a aba do ralo ou o piso não está no mesmo nível da tampa do ralo, a vazão do Ralo Linear estará limitada em 50%, pois a aba para cima do piso ou a tampa mais alta que o piso impedirão que a água passe por cima da tampa e alcance a fresta de passagem de água do outro lado do Ralo Linear.

Deve-se também respeitar o espaço de 3,0 a 4,0 mm entre o piso/parede e a tampa do ralo. É justamente nas frestas que a água passará. Para saber mais, verifique o arquivo em PDF:

Vazão do Ralo Linear

Sim, qualquer modelo de Ralo Linear pode ser utilizado quando a obra possui manta asfáltica. Para saber mais sobre esse tipo de instalação verifique no pdf abaixo ou consulte o representante da sua região.

Manual de Instruções (Manta Asfáltica)

Com certeza, a área de captação do Ralo Linear e do Ralo Square são muito superiores aos ralos comuns. Para saber mais, verifique o arquivo em PDF:

Sobre a Vazão (Comparativo)

Ainda com Dúvidas

Entre em contato com nossos especialistas

Quero tirar minhas dúvidas